terça-feira, 31 de agosto de 2010

DIA DO NUTRICIONISTA - 31 DE AGOSTO


Bom, hoje é um dia especial, pois se comemora o dia deste profissional que tenho tanto orgulho: O NUTRICIONISTA! Ou seja, o meu dia, o NOSSO DIA, caros colegas de profissão. E é claro que eu não poderia ficar sem fazer uma homenagem aos meus tantos colegas, que lutam por promover saúde, seja qual for a área em que atuem. Quero desejar a todos nutricionista tudo de MELHOR que esta profissão possa nos proporcionar!! PARABÉNS pois o trabalho que nos propomos a desempenhar é de muito valor!! Sucesso para nós SEMPRE e FELICIDADES...
FELIZ DIA DO NUTRICIONISTA!!!

Agora segue para conhecimento daqueles que não é nutricionista, um pouquinho da nossa história:

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem.
E seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas. O Dia do Nutricionista – 31 de agosto - é comemorado nessa data, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949.
O Nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade. Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida.
O nutricionista pode atuar em diversas áreas e setores. No setor administrativo de uma empresa, indústria, hospital, hotel ou escola, o profissional gerencia a produção de alimentos. Na área de catering, pode elaborar cardápios para companhias aéreas e emissoras de televisão.
Se optar por nutrição clínica, o profissional avalia o estado nutricional dos pacientes em ambulatórios, consultórios e hospitais e prescreve dietas de acordo com a enfermidade constatada.
No setor de marketing, o profissional pode desenvolver receitas e novos produtos alimentícios, promover degustações e organizar cozinhas experimentais. Na área de saúde pública, atua no planejamento de programas de merenda escolar e alimentação, em creches e postos de saúde.
Se optar por nutrição esportiva, o nutricionista pode trabalhar em clubes, academias, confederações ou por conta própria. Nesse caso, o profissional planeja cardápios e dietas adequadas às atividades físicas desempenhadas pelos atletas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DESVENDANDO OS MITOS DAS DIETAS. Não adianta se desesperar: emagrecer leva tempo




"Dieta de Hollywood", "Emagreça dormindo"... Com tantos produtos e dietas sendo lançados, todos os dias, fica difícil saber qual o melhor caminho para emagrecer e preservar a saúde.

A equipe do Citen acredita e defende a idéia de que emagrecer é possível e prazeroso. Pode, inclusive, ser duradouro e até definitivo quando encarado com a maturidade de quem quer ser saudável para ser belo. A perda de peso ocorre com qualquer dieta de baixas calorias, mas a perda de peso duradoura só ocorre com dietas balanceadas e conhecidas de todo o mundo acadêmico.

Persistência e calma são necessárias para quem está tentando emagrecer. Fuja da tentação do emagrecimento fácil, "em apenas 1 semana", "em 3 dias". Desmistifique suas idéias sobre o processo de emagrecimento:

Pular refeições é uma boa forma de emagrecer?
Quando pulamos refeições, permanecemos em jejum por um longo período. Isso é prejudicial em vários aspectos. Primeiro, porque dificilmente vamos conseguir comer corretamente na próxima refeição, uma vez que podemos estar com muito mais fome e seremos menos seletivos em nossa escolha alimentar. Segundo, porque nosso organismo reage ao jejum com redução do gasto calórico e, conseqüentemente, isso dificulta a perda de peso.

É possível emagrecer comendo tudo o que se deseja.?
Todas as vezes que escolhemos alimentos mais calóricos, devemos reduzir o volume ingerido para conseguir perder peso. Às vezes, a redução de calorias inviabiliza a dieta, pois o pequeno volume ingerido nos causa muita fome. Por outro lado, é impossível aderirmos a um plano dietético, abolindo nossos alimentos prediletos. Por isso, a dieta deve sempre ser individualizada e discutida com o paciente.

Comer depois das 20:00 causa ganho de peso?
Não há nenhum estudo criterioso que comprove essa idéia, assim como é polêmica e infundada a suspensão do carboidrato do jantar. O maior problema é o excesso de alimentos, à noite, e sua influência na qualidade da digestão e do sono noturnos.

Certos alimentos, como berinjela, sopa de repolho e suco de limão podem queimar a gordura corporal e fazer perder peso rapidamente?

Não há alimentos que queimam gorduras. Todo alimento que será metabolizado pelo organismo causa um gasto energético, mas isso não causa perda de peso. O efeito das sopas na perda de peso deve-se ao fato de serem refeições pouco calóricas. Por outro lado, são frugais e de absorção muito rápida, podendo predispor a sensação de fome precoce.

Comer carne vermelha é ruim para a saúde e tornará mais difícil a perda de peso?
Não há alimento ruim, há dieta ruim. A carne vermelha é um componente muito importante para a nossa saúde, uma vez que contém ferro em sua forma de mais fácil absorção. Os riscos para a saúde são o fato de algumas delas serem fontes de gorduras saturadas, em geral, e de colesterol, em particular, e nesse caso, serem muito calóricas.

Fast foods sempre são uma escolha inadequada para a saúde e devem ser evitados durante a dieta?
Esses alimentos são, realmente, na maioria das vezes, inadequados à saúde. Isto, no entanto, não os tornam abolidos do cardápio. Hoje, preocupa-nos muito o grande consumo destes alimentos entre as crianças e adolescentes nas cantinas das escolas e nos almoços dos executivos e trabalhadores das grandes cidades.

Pouca gordura ou sem gordura significa que o alimento não tem calorias?
Geralmente, as gorduras são os macronutrientes mais calóricos (9 calorias/grama) quando comparamos com as proteínas e carboidratos (4 calorias/grama). Então, os alimentos sem gorduras ou com baixo teor de gorduras têm menos calorias. Isso não significa que não contêm calorias.

Autora: Dra Ellen Simone Paiva - Endocrinologia e nutrologia
Fonte: Minha vida. Saúde, alimentação e bem-estar.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

BEBA ÁGUA!!!




Já que o clima está tão seco, vamos falar de água!
Primeiro vamos falar do mito: devemos beber de 8 a 10 copos de água (2,5l) por dia. Isso mesmo, mito. Boa parte dessa água está nos alimentos que ingerimos: leite, sucos, chás, sopas. Existem alimentos que tem em sua composição uma porcentagem enorme de água:


-pepino: 96%
-tomate: 95%
-melancia: 94%
-cebola: 89%
Por isso, tome água sim. Mas não precisa se entupir com copos d'água. Beba moderadamente e complete com alimentos ricos em água!

E não adianta tomar litros e mais litros de água pra acabar com a celulite. Água sempre é bom, ajuda a eliminar toxinas, MAS água em excesso pode promover a retenção de líquidos e agravar o problema da celulite...

A água ajuda os rins a liberarem toxinas, regula a temperatura do corpo, transporta nutrientes e ajuda o intestino a funcionar direito, mas infelizmente não emagrece. O excesso de água pode até ser perigoso. Em 2008, uma inglesa morreu após ficar 3 semanas ingerindo 4 litros de água e somente 530kcal por dia. seu corpo entrou em colapso... (Fonte: Revista Super Interessante).

E para terminar, quem pratica esportes deve beber água para hidratar o corpo, mas com moderação. Beber água em excesso durante a prática de esportes causa a diluição de sódio no sangue, causando náuseas, dores de cabeça e até em casos extremos convulsões. O ideal é hidratar-se antes, durante e após o treino (mesmo sem sede, porque a sede já é sinal de falta de água no organismo). E depois de pelo menos 60 minutos de exercício físico, o ideal para se hidratar com os isotônicos (bebidas que combinam a quantidade certa de sódio, potássio e outros minerais) já que têm a composição parecida com o nosso suor.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL








Projeto de EDUCAÇÃO NUTRICIONAL realizado com os comensais da PaulOOctávio Investimentos Imobiliários - Brasília, DF, onde sou responsável pelo Serviço de Nutrição. Assim além de atuar zelando pela integridade higiênico sanitária da refeição que é oferecida para os funcionários, e elaborar cardápios personalizados de acordo com as recomendações do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e preferências alimentares dos mesmos, é elaborado e exposto a todos eles estes folhetos com a importancia nutricional de diversos alimentos, a fim de concientizá-los e incentivar o hábitos alimentares mais saudáveis.

Angela Arantes | Nutricionista