segunda-feira, 21 de março de 2011

Vale a pena tomar suplementos vitamínicos??



Boa noite pessoal!!!

Gostaria de fazer uma alerta a vocês. Em visita a um blog simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO, com informações fidedignas e riquíssimas, do Nutricionista Henrique Freires (http://riquenutri.blogspot.com/), vi uma postagem dele que acredito valer a pena comentar aqui também para vocês, que é o uso de medicamentos contendo complexos vitamínicos e minerais diversos em uma única capsula, como o centrum e outros vendidos no mercado, mas... será que estes comprimidinhos são mesmo a solução para os nossos problemas??!?! Hum... infelizmente a resposta é: NÃO, simples assim. Vou contar para vocês o por que.
Estes suplementos vitamínicos que se dizem "completos", na verdade podem ser uma grande enganação, por estarem equivocados, vejam só a composição do centrum, por exemplo:

1- Há vitaminas e minerais de características lipossolúveis juntos com hidrossolúveis, o que inviabiliza a absorção de vários deles;
2- A maior parte de minerais não está na forma de quelato/quelado, o que provoca interação entre eles e consequente baixa biodisponibilidade;
3- A proporção 2:1 de cálcio/magnésio não é respeitada;
4- A proporção 4:1 de ferro/zinco não é respeitada;
5- Magnésio e cálcio estão juntos e devem ser suplementados em horários diferentes do dia;
6- A proporção de 15:1 de zinco/cobre não é respeitada;
7- O cromo está na forma de cloreto, de baixíssima biodisponibilidade, ou seja, será pouco absorvido;
Havendo ainda outros erros.

Quando é dito que a proporção entre dois minerais não é respeitada, significa que um ou ambos micronutrientes serão pouco absorvidos.
Havendo a necessidade de suplementar algum micronutrientes, a melhor maneira é optar por suplementos manipulados, onde o seu nutricionista irá determinar a forma química em quantidades exatas.

Concluindo, para você que faz o uso de algum destes medicamentos, você pode estar jogando seu dinheiro fora e ainda adquirindo deficiências nutricionais, pense nisso!

Tenham todos uma excelente semana!!
Beijos!

Angela

terça-feira, 15 de março de 2011

COMPORTAMENTO: PESSOA x ALIMENTO


Meus queridos amigos! Me desculpe pela demora de atualização de postagem, e é por isso que hoje eu faço o compromisso com vocês de colocar uma postagem nova toda semana, a cada segunda-feira.

Bom, hoje resolvi falar sobre esta tão falada moda do século, que é: "estar de dieta". Acredito que este estado, ou este hábito seja mesmo uma característica deste momento em que vivemos, onde todo mundo ou quase todo mundo já esteva, está ou pretende fazer uma dietinha.
Se fomos olhar para a história, foi após a segunda grande gerra mundial, com o aumento do diagnóstico de doenças tais como: Diabetes Mellitus, Hipertenção Arterial Sistêmica, Obesidade, Desnutrição, alguns tipos de câncer, como o de estômago e do intestino, entre outras, que iniciou-se a associação entre os hábitos alimentares das pessoas e o desenvolvimento destas doenças, e aí que começa a ser modificado o comportamento das pessoas frente ao alimento.
Anos depois começa a surgir, na mídia principalmente, um pararelo de que a pessoa para ser saudável, necessitaria ter um corpo atlético e praticar muito exercício físico, provocando a idéia de que "tudo que é gostoso comer faz mal a saúde", e apartir daí que as pessoas começaram de fato a apresentar mudança de comportamento frente à suas escolhas alimentares.
Atualmente, muitos pesquisadores, eu e acredito que a grande maioria dos colegas de profissão, observam que as pessoas já não disfrutam mais dos "prazeres da mesa" sem que haja uma certa inquietação. Fato que se dá devido a um lado positivo nesta hitória, que é as pessoas estarem melhor informadas sobre o assunto em questão, porém vale a alerta: existe informações POSITIVAS, que devem sim serem tranformadas em ações, mas... vemos por aí (televisão, revistas não científicas, etc) que também há muitas informações distorcidas, ou que não se aplica a todos, ou mesmo divulgadas muito "ao pé da letra", tornando-as NEGATIVAS quando transformadas em ações.
Portando a você que precisa ou quer modificar seus hábitos alimentares, por qualquer que seja o motivo (doença, adequação do estado nutricional ou mesmo para promoção de saúde), procure SEMPRE se informar diretamente com um profissional especializado, ver a procedencia das informações recebidas e a quem e em que situações poderão ser aplicadas.
E acima de tudo, TENHA PRAZER EM COMER!
Lembre-se que o alimento é capaz de reunir a família, os amigos, integrarem as pessoas no trabalho, na escola, na rua e deve SIM haver uma seriedade e prudencia em suas escolhas, mas sem deixar de lado estes outros valores que o alimento envolve.


Tenham todos uma excelente semana!!

Beijos!!

Angela