quinta-feira, 22 de março de 2012

Comsumo de "peixes" e "chocolates"

Feriadão religioso chegando (Semana Santa)!! Hummm... logo lembramos do que mesmo?!? De comermos peixe e dos inúmeros e deliciosos chocolates que são vendidos por aí, não é mesmo?!
Bom, isso me inspirou fazer alguns comentários a respeito, o primeiro sobre "consumo de peixes" e o segundo é sobre o "consumo de chocolates"...



PEIXES



Será que as pessoas lembram de comer este saboroso e nutritivo alimento em outras épocas do ano? Considerando que durante a quaresma e principalmente na semana santa, por motivos religiosos há uma abstinencia do consumo de carnes vermelhas, logo o peixe entra como uma boa opção no preparo dos pratos principais das refeições. De modo que, o que era para ser uma momento de sacrifícios passa a ser, na minha opinião, um momento de luxo (afinal os preços dos peixes nesta época vão lá no céu) e prazer à mesa, pois as receitas estão cada vez mais sofisticadas e deliciosas. Bom, mudando um pouquinho o foco, meu objetivo aqui é dizer o quanto este alimento é importante para a saúde das pessoas e também incentivar vocês que acompanham o blog trazer este alimento a sua mesa o ano todo, e não apenas na Semana Santa, como é o costume de muuuitas famílias. O peixe faz parte do grupo das carnes, porém diferente das carnes vermelhas, possui melhor digestibilidade, menor teor de gordura saturada e colesterol ruim (LDL). Contém varios minerais (iodo, magnésio, cálcio, ferro, potássio e fósforo) e vitaminas essenciais (A, D, E, niacina, e as do complexo B), os quais compõem uma alimentação saudável. A gordura dos peixes apresenta uma série de benefícios para a saúde e ajuda a prevenir várias de doenças, como as Dislipidemias, doenças do coração e disturbios mentais. É uma excelente fonte de proteínas, pois possui aminoácidos essenciais (que não produzimos) e uma boa digestão. Inclua este alimento na sua vida pelo menos uma vez por semana! Mas uma alerta ao comprá-los! É importante comprar peixes sempre frescos, ou congelados, e nunca fora do gelo. Os olhos devem estar vibrantes, não profundos e sem manchas. Seu cheiro deve estar característico, não podendo ser muito forte e a carne e as escamas devem estar firmes.



CHOCOLATE




É muito bom falar de um alimento tão gostoso, ainda mais falar bem! O chocolate pertence ao grupo dos doces e açúcares, e estão lá no topo da Pirâmide Alimentar (Guia Alimentar para uma alimentação saudável), e sendo assim seu consumo deve ser moderado, e o número de porção máxima que pode ser ingerido deste grupo é uma por dia. Pois no geral este grupo nos oferece uma "energia vazia", ou seja, nada além de calorias, nenhuma propriedade benéfica associada. Bom, mas aí que a informação faz a diferença, pois no caso dos chocolates, existe um tipo em específico que carrega consigo alguns bons aliados, e este tipo são os chocolates amargos, pois possuem uma boa concentração de cacau (ingrediente base na fabricação dos chocolates). Os chocolates amargos, além de possuirem menor quantidade de calorias quando comparados com os chocolates ao leite, interferem na produção de leptina, o hormônio da saciedade. Os fitoquímicos presentes no cacau melhoram a ação antinflamatória, estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Além disso concentra outras substâncias como o triptofano, teobromina, feniletilamina, fenilalanina e tirosina, os quais reforçam a sensação de bem-estar. Bom, quando forem comprar seu chocolate na páscoa, ou mesmo no dia-a-dia (para aquelas pessoas "chocolatras"), fiquem atentos na composição do chocolate, sendo que quanto mais amargo, melhor! Ou seja, quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto, uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem a saúde. Outra dica é que, independente do tipo, saudável ou não, o chocolate é um alimento bastante calórico, e seu consumo deve ser limitado a uma barra pequena de mais ou menos 30g por dia. E as versões amargas são as recomendadas!


Espero que tenham gostado desta publicação!!


Abraço a todos e bom feriado!!