segunda-feira, 5 de julho de 2010

CUIDADO! Dietas da moda podem ser arriscadas a saúde.


"Perca 8 kg em quatro semanas", "Emagreça comendo chocolate", "Emagreça 7 kg com a DIETA da sopa". Esses são alguns dos anúncios de dietas atrativas encontrados em sites e revistas que seduzem muitas mulheres com promessas milagrosas. No entanto, ao iniciar uma maratona para a perda de peso sem orientação nutricional, o sonho de alcançar o peso ideal pode se tornar um pesadelo.
Seguir qualquer DIETA sem orientação de um profissional da saúde é muito arriscado, pois as dietas da moda geralmente restringem determinado alimento ou nutriente. Perde-se peso porque a ingestão de calorias passa a ser menor do que o gasto calórico, independente da qualidade do que se ingere. Perde-se carboidratos, proteínas, água, vitaminas, gorduras. Se a DIETA for muito restrita, que é o caso da maioria, e for mantida por muito tempo, pode ser muito prejudicial à saúde, podendo causar anemia, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, falta de vitaminas importantes e, até mesmo, anorexia. Além do mais, causa dores de cabeça, fraqueza e tontura.
Outro problema é que as dietas dão resultado em um curto espaço de tempo, porém são monótonas e prejudiciais à saúde, se prolongadas. Além disso, a mídia sempre traz modelos e atrizes famosas, com corpos lindíssimos, como seguidoras dessas dietas da moda, o que faz com que as mulheres se iludam ainda mais.
Além dessas dietas rígidas provocarem também o "efeito sanfona", ou seja, com a mesma facilidade que trazem a perda de peso, trazem também o ganho dele. Dietas pobres em carboidratos, gorduras e proteínas são difíceis de serem mantidas. O organismo entra em estado de alerta, pois percebe que está faltando combustível para o corpo e então armazena o quanto puder. É fisiológico.
Sendo aconselhado assim a adoção de uma DIETA balanceada, feita com orientação do Nutricionista. Não há segredos para entrar em forma e é possível controlar o peso com uma ALIMENTAÇÃO saudável. Uma DIETA segura e eficaz é aquela composta por todos os nutrientes necessários à saúde do organismo, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água, que podem ser encontrados nos pães, grãos, frutas, verduras e legumes, carnes e castanhas. Cada pessoa tem uma necessidade de calorias de acordo com cada metabolismo e o gasto individual.
Para uma ALIMENTAÇÃO saudável:
- Evitar ALIMENTOS ricos em gorduras saturadas, como carnes gordas, manteiga, ALIMENTOS industrializados e os vendidos em restaurantes de preparo rápido.
- Priorizar ALIMENTOS ricos em gorduras insaturadas, como as encontradas no azeite, óleo de soja, castanhas, peixes e abacate. Porém sem exageros, pois gordura, independente da qualidade, é rica em calorias.
- Retirar as gorduras aparentes das carnes antes de comê-las.
- Evitar fritar os ALIMENTOS. Prefira os cozidos, grelhados ou assados.
- Evitar ALIMENTOS açucarados, como biscoitos e bolos recheados, tortas e doces em compotas.
- Dar prioridade aos ALIMENTOS integrais, como pães, arroz, farinhas e macarrão.
- Evitar adicionar sal às refeições.
- Evitar ALIMENTOS embutidos e enlatados.
- Comer peixes frescos pelo menos três vezes por semana.
- Comer pelo menos três porções de frutas por dia.
- Fazer de 5 a 6 refeições diárias.
- Beber mais de 2 litros de água por dia.

Angela Arantes
Nutricionista

4 comentários:

Unknown disse...

Pô meu, ... muito bom, muito massa mesmo, ... valew pelas dicas ... continue assim ... vc eh daqui do DF? ... to precisando de umas consultas pra fazer um cardápio especifico.

Unknown disse...

Nossa, dra Angela que iniciativa legal da sua parte. Seu site abriu meus horizontes pois eu estava entrando nas famosas dietas da moda. Suas dicas foram valiosas definitivamente não basta apenas perder peso tem que ser feito uma reeducação alimentar. Gostaria de pedir sugestao para um cardapio saudável, meu nome é Elaine Martins tenho 25 anos i,60 e estou com 75 kg. Será que ainda tenho solução. Acredito sofrer de uma doença chamada compulsão alimentar. Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog.

Angela Arantes disse...

Olá querida Elaine, sem dúvidas que você só precisa de direcionamento para escolhas alimentares corretas, vou lhe mandar por e-mail um "Plano Alimentar", e uma Lista de Substituições, para te orientar a se alimentar, mas o primeiro passo é seguir as orientações acima descrita (na Postagem), pois qnd estiver com o Plano Alimentar já estará habituada a algumas adequações.
Beijos!

Angela

Unknown disse...

Olá Angela!
Já te vi algumas vezes em Ssimon, sou de Pguara...adorei essa idéia do blog!
São informações importantíssimas! E adoraria receber um 'plano alimentar' também...rs.
Parabéns!