segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Existe alguma alimentação adequada durante o tratamento com antibióticos?


Fonte: CFN - Conselho Federal de Nutrição

A permeabilidade intestinal é uma barreira, um filtro que seleciona o que é bom para chegar à circulação e o que não é bom. Esse mecanismo é chamado de "Disbiose". Todos nós devemos ter a permeabilidade intestinal regulada para garantir uma boa saúde intestinal.

Os antibióticos, antiinflamatórios, corticóides, anticoncepcionais, omeprazol, laxantes e altos consumo de carboidratos refinados, entre outros, aumentam a proliferação de fungos no intestino e aumentam a permeabilidade intestinal desencadeando a chamada disbiose intestinal. Ela pode desencadear problemas tais como: alergias, constipação intestinal, acne, OBESIDADE, diabetes, disfunções cognitivas, digestivas, cardiovasculares etc, e consequentemente diminuem a imunidade.

Para regular a permeabilidade intestinal e evitar os problemas citados anteriormente, devemos incluir na ALIMENTAÇÃO diária: leite fermentado, iogurtes, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas); aumentar o consumo de fibras para quatro colheres de sopa/dia (gergelim, aveia em flocos, linhaça), frutas e vegetais (pelo menos cinco porções/dia) e ALIMENTOS integrais (arroz, massas e pães).

Também é recomendado evitar o consumo de álcool, cafeína e produtos industrializados; consumir no máximo 200 ml de líquidos durante as refeições; evitar o consumo de leite e derivados, bem como glúten e carnes vermelhas em excesso; comer a cada três horas; mastigar bem os ALIMENTOS; reduzir o consumo de sal, açúcares, doces e gorduras; aumentar o consumo de líquidos no intervalo das refeições (água, sucos e chás); incluir gengibre, alho, cebola e orégano como temperos culinários; consumir quatro xícaras/dia de chás de melissa, erva-doce e camomila como ingestão hídrica e por último incluir de 50 a 100 ml/dia de suco de aloe vera puro sem sabor, fora do horário das refeições.

Juliana Murcia Souza Ikoma - nutricionista (Londrina)

2 comentários:

Claudiene Finotti disse...

Oi Ângela!!!
Que legal sua visita no meu blog!!!!
Como me achou?
Adorei seu espaço, vou divulgar!!!!

Beijos.

Claudiene

Anônimo disse...

Foi intensamente positivo ler o seu blog. Adorei

Teresa